Semuttran alerta que 99% dos acidentes de trânsito ocorrem por imprudência em Piracicaba
14/11/2024
Cidade faz campanha para paz no trânsito e instala radares novos radares. Veja pontos. Acidente de moto com morte, em avenida de Piracicaba, no dia 3 de novembro.
Polícia Militar
Piracicaba (SP) registrou 31 mortes de pessoas vítimas em acidentes de trânsito nas vias municipais de janeiro a setembro deste ano. Desse total, 37% são motociclistas com idade entre 18 a 24 anos do sexo masculino. Ainda segundo a prefeitura, 99% dos acidentes são causados por imprudência.
Os números foram compilados pela prefeitura, a partir de dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, Infosiga, do Detran-SP, e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran).
⚠️ Para conscientizar sobre segurança e educação no trânsit, a Semuttran lançou a campanha "Preze pela Vida. A Paz no Trânsito Começa por Você". Novos radares também são instalados na cidade a partir de dezembro. - 📝Saiba mais, abaixo.
"Além da grande circulação de veículos do próprio município, Piracicaba é cidade de passagem para tantos outros. Dessa forma, ações como campanhas de conscientização, instalação de equipamentos de fiscalização e demais ações educativas são necessárias para inibir imprudências e evitar acidentes", afirmou a gestão municipal.
Ainda segundo a Semuttran, Piracicaba possui uma frota de 354.237 veículos para uma população de 423 mil habitantes, além de ser cortada por dez importantes rodovias.
De janeiro a outubro, segundo dados do Infosiga, Piracicaba somou 1.014 acidentes de trânsito, sendo 58 deles com mortes. Entre os tipos de acidentes, 657 ocorreram por colisões, o que representa 61,3% do total de registros.
Do total de acidentes, 72 acidentes foram atropelamentos, 89 foram choques e 143 não foram catalogados, segundo dados do Infosiga.
Dados da SSP
Os registros de homicídios culposos por acidente de trânsito aumentaram 77% em um ano em Piracicaba (SP), segundo levantamento mais recente, divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo.
📈As estatísticas apontam 48 casos de homicídio culposo quando não há intenção de matar, na direção de veículo de janeiro a setembro de 2024. No mesmo período do ano passado, foram 27 casos na área abrangência da Pasta em Piracicaba. O balanço parcial dos nove primeiros meses de 2024 também já supera o total de registros em 2023, quando a cidade somou 35 mortes.
Novos radares começaram a ser instalados em Piracicaba
Prefeitura de Piracicaba
Radares
Vinte e dois novos radares começam a operar no trânsito de Piracicaba (SP) no próximo dia 9 de dezembro, informou a prefeitura. A instalação dos equipamentos teve início na semana passada.
Nove deles vão fiscalizar velocidade dos veículos, seis deles serão híbridos – fiscalizam avanço de sinal, parada sobre faixa de pedestre e velocidade – e outros sete vão identificar e multar caminhões acima de três eixos que rodam na cidade, em locais proibidos.
Piracicaba se torna a cidade com maior proporção de mortes no trânsito por habitante no estado
Além desses 22 pontos, outros 28 equipamentos antigos foram substituídos por novos. Confira onde vão ficar os novos equipamentos:
Novos radares fixos:
Avenida 31 de Março, 1.001
Avenida Rio das Pedras, 518
Avenida Rio das Pedras, 611
Avenida Independência, 1.524
Avenida Armando de Salles Oliveira, 924
Avenida Alberto V. Sachs, próx. 2.200
Avenida Cássio Paschoal Padovani, 215
Avenida Brasília, 1.078
Avenida Centenário, oposto núm. 900
Novos radares de avanço de sinal, para sobre faixa de pedestre e velocidade:
Avenida Armando de Salles Oliveira x Rua Regente FEijó
Rua Dom Pedro I, 1145 (antes da Avenida José Micheletti)
Avenida Dr. Paulo de Moraes x Rua da Glória
Avenida Raposo Tavares x Rua Iguatemi
Avenida Independência x Rua Saldanha Marinho
Avenida 31 de Março x Avenida Independência
Radares de fiscalização de caminhões acima de 3 eixos:
Avenida Comendador Luciano Guidotti, 2.933
Avenida São Paulo, 1.883
Avenida Monsenhor Martinho Salgot, 761
Avenida Limeira, próx. 901
Avenida Pádua Dias (próx. Avenida Comendador Pedro Morganti)
Avenida Cássio Paschoal Padovani, oposto ao 1.520
Dessa forma, a cidade contará com 50 novos equipamentos de fiscalização em 120 faixas de rolamento. Segundo a prefeitura, eles estão instalados em pontos estratégicos, com o objetivo de garantir a segurança de pedestres e motoristas.
A lista completa com os radares já existentes e os novos pontos podem ser consultadas no site da Semuttran.
Até 9 de dezembro, advertências
A secretária de Trânsito e Transporte, Jane Franco, informou que, nesses novos pontos, as infrações cometidas no período de 4 de novembro a 9 de dezembro, serão convertidas em advertência.
“Isso demonstra ao motorista que ali foi cometida uma imprudência, que poderia ter gerado um multa por infração de trânsito e também a possibilidade de uma ocorrência de acidente. O nosso objetivo não é multar, mas sim educar. Todas as medidas mitigadoras vêm sendo aplicadas pela pasta, e são extremamente necessárias, pois o município não pode permanecer conivente com tal situação”, afirma.
Segundo a pasta, 14% dos veículos registrados em Piracicaba são autuados pelos equipamentos eletrônicos, sendo que desses, 30% são reincidentes.
"Trabalhamos em conjunto com todas as forças de segurança na implantação dos novos equipamentos, inclusive na identificação desses novos pontos, que cercarão uma maior área, para que todos respeitem as leis de trânsito, minimizando conflitos e diminuindo os sinistros, mantendo, assim, a cidade mais segura para todos”, acrescenta Jane.
Campanha
A pasta lançou a campanha "Preze pela Vida. A Paz no Trânsito Começa por Você", com o objetivo de conscientizar sobre segurança e educação no trânsito. A campanha terá peças em vários pontos da cidade, como em ônibus do transporte coletivo e abrigos de ônibus de linhas troncais, nos 22 novos pontos de fiscalização por radares e nas redes sociais da prefeitura.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba